Definida nova diretoria e data para reabertura da Casa do Artesão em Alto Araguaia

Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom

A Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Alto Araguaia,  Santa Rita do Araguaia e Adjacentes (APASA) agora conta com nova diretoria. Os membros foram definidos em reunião com artesãos mediado pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Turismo e Lazer (Semel) nesta terça-feira (27). Na ocasião, também foi definida data para inauguração da Casa do Artesão no município, dias e horário de funcionamento. Disponibilizado pela prefeitura, a Casa do Artesão será instalada no antigo prédio da Semel.

Conforme pontua a secretária de pasta, Paula Fraga Niedermeier, a reabertura do espaço foi determinado pelo prefeito municipal Gustavo Melo. “Além do trabalho direto no município, o prefeito tem buscado em Cuiabá e em Brasília, verbas para criarmos e melhorarmos o espaço próprio aos artesãos”, cita. Paula pontua também que a nova Casa do Artesão é mais incentivo. “É valorização dos nossos artesãos. É um trabalho manual incrível, muitos por meio de reciclagem, que garante visibilidade e fomenta a economia”.

No total, são 51 artesãos cadastrados em Alto Araguaia junto ao Centro de Atendimento Empresarial (CAE). Maria Helena Barbosa, eleita como primeira secretária, trabalha há 10 anos como artesã. Feliz, ela conta que a reativação do espaço será ‘maravilhoso’. “Aqui tem muito artesão escondido que nem conhecemos. Muito trabalho bonito. A Casa vai nos ajudar na divulgação e renda. Tem pintura, escultura com biscuit, tapete, remédios naturais, doces e muitas outras coisas”, menciona.

Os artesãos que ainda não estão cadastrados junto ao município, pode procurar o CAE, anexo a prefeitura. O interessado deve apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço, número de telefone e e-mail para contato.

REABERTURA – O espaço para os artesãos do município será reaberto no dia 16 de setembro, das 13 às 17h, no antigo prédio da Semel, localizado na praça Tiradentes, no Bairro Boiadeiro. O período será de adaptação para os artesões, que se voluntariaram para ficar no local, cada um em determinado dia da semana, em espécia de rodizío. O funcionamento será de segunda à sexta-feira. Já no dia 28 acontece o Dia D, com exposição dos trabalhos.

A casa foi homenageada com o nome Eunice Odete Walter. Educadora, professora e turismóloga, Eunice se dedicou ao artesanato e ao desenvolvimento do município.

DIRETORIA – A nova diretoria foi escolhida e votada por artesãos que participaram do encontro realizado nesta terça-feira (27). Ficou definida como presidente da Casa do Artesões, a senhora Ilrandina Maria david e, como vice-presidente, a senhora Maria do Carmo Figueiredo Costa. Como primeira secretária Maria Helena Barbosa e tesoureiro da Casa o senhor Marcos Fernando Borges Pereira.

“Para nós é uma conquista. Em poucas reuniões tivemos grandes avanços: definimos planos, diretoria, horário de atendimento e como o artesão fará para participar, expor e comercializar seus produtos”, finaliza a secretária de Cultura, Paula Fraga.